Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Municipal Dr. Inácio Ferreira

 

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é um dos principais equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). É um Serviço Especializado em Saúde Mental de média-alta complexidade, destinado ao cuidado de pessoas adultas com transtornos mentais graves e crônicos. É um serviço de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar com vistas ao Cuidado Integral e Humanizado.


Tipo de Usuário do Serviço:

Atendimento ao público com transtornos mentais graves e crônicos. 
 

Documentos Necessários: 

Cópia do RG ou CTPS e CPF
Cópia do cartão do SUS
Cópia de comprovante de residência
Não é necessário encaminhamento prévio, podendo ser demanda espontânea e/ou encaminhamentos da rede. É um serviço “Porta Aberta”.


Principais etapas do serviço:

O usuário é acolhido por um profissional da equipe multiprofissional, onde será avaliado se a demanda é perfil para assistência na modalidade CAPS. Se a indicação for para assistência em CAPS, é realizado a triagem e agendado consulta em psiquiatria, em seguida é construído o Projeto Terapêutico Singular (PTS), envolvendo a equipe multidisciplinar, o usuário, a família e demais serviços da rede, quando necessário, de maneira a promover a saúde de acordo com as necessidades de cada usuário do serviço.

 

Previsão de Prazo para Atendimento ao Usuário:

O acolhimento é imediato por um profissional da equipe técnica.


Previsão de Prazo para Realização dos Serviços:

O usuário é acolhido no mesmo momento em que procura o serviço; A triagem/anamnese é realizada em no máximo 01 (uma) semana;

Em seguida será agendada consulta em psiquiatria e; Elaboração do PTS - Projeto Terapêutico Singular;

 

Custo para o usuário: 

Gratuito
 
Compromisso com o atendimento:

O paciente com quadro grave e crônico em saúde mental encontra no CAPS a oferta de um serviço interdisciplinar nas áreas de psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia e fisioterapia, com atendimentos coletivos e individuais, grupos terapêuticos, oficinas terapêuticas, oficinas de arte, oficina de geração de renda e orientação familiar. É ofertado também alimentação, sendo o café da manhã, almoço e lanche da tarde. O benefício do transporte da van é condicionado a avaliação.

Todos estes serviços são prestados no mesmo local, contribuindo para a integralidade do cuidado em saúde mental e reabilitação psicossocial do usuário. 


Prioridades de Atendimento:

Lei Federal nº10.048/2000 e Lei Municipal nº 5.433/1994:                 
- Idosos;                                 
- Gestantes;                                   
- Lactantes;                                   
- Pessoas com crianças de colo;     
- Portadores de necessidades especiais;

 


CODIUB
Facilita Tudo
Categorias:
Portais
Utilidades
CODIUB © COPYRIGHT 2018. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CODIUB