CAPS AD IlI - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – Dr. Elias Barbosa

 

Serviço Especializado em Saúde Mental, assistência de média e alta complexidade, destinado ao cuidado integral das pessoas que fazem uso problemático crônico nocivo/abusico de crack, álcool e outras drogas. Possui ainda leitos de acolhimento noturno, que funcionam 24 horas, destinados ao atendimento de pacientes em tratamento no CAPS AD na iminência de crises de abstinência, agitações e evitando assim internações em hospital psiquiátrico e/ou em clínicas de longa permanência.

 

Tipo de Usuário do Serviço:

Serviço Especializado em Saúde Mental, média complexidade, destinado ao cuidado integral das pessoas que fazem uso problemático crônico
nocivo/abusico de crack, álcool e outras drogas.


Documentos Necessários:

- Cópia do RG ou CTPS e CPF
- Cópia do cartão do SUS
- Cópia de comprovante de residência
Não é necessário encaminhamento prévio. É um serviço “Porta Aberta”.


Principais Etapas do Serviço:

O paciente é acolhido por um profissional da equipe multiprofissional, que irá avaliar se tem perfil para assistência na modalidade de CAPS. Se a indicação for para assistência em CAPS AD, a equipe multiprofissional, junto ao paciente, elaborarão o Plano Terapêutico Singular no qual será especificada sua frequência no serviço e áreas de cuidado das quais se beneficiará.

 

Previsão de prazo para Atendimento ao Usuário:

Acolhimento imediato por um profissional da equipe técnica.

 

Previsão de Prazo para Realização dos Serviços:

Cada caso é avaliado individualmente conforme seu Plano Terapêutico Singular, não sendo possível estabelecer a priori um prazo de tratamento devido a complexidade de cada caso e/ou situação apresentada. Os casos mais graves permanecerão por mais tempo e terão Plano Terapêutico Singular mais intensivo, assim como na melhora do quadro inicial do paciente, seu Plano Terapêutico será reavaliado pelo terapeuta de referência e/ou equipe multiprofissional, ocasião em que a equipe, conforme legislações específicas e Tipificação dos serviços que integram a Rede de Atendimento do município, poderá acionar a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, validando o Sistema Único de Saude – SUS estabelecendo a integralidade no atendimento em saúde mental.

 

Custo para o usuário:

Disponibilizado via Sistema Único de Saúde – SUS

 

Compromisso com o atendimento:

O paciente em uso problemático: crônico/nocivo/abusivo de crack, álcool e outras drogas encontra no CAPS AD III a oferta de um serviço interdisciplinar nas áreas de psiquiatria, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia com dispensação de medicamentos e alimentação.

Atendimentos que se estendem aos familiares (Grupo de Família), có-participes desta ressocialização. Com sede própria, todos estes serviços são
prestados no mesmo local, sem necessidade de encaminhamentos prévios. O atendimento especializado do CAPS AD III, disponibiliza cuidado integral em saúde mental no município de Uberaba, participando da reabilitação psicossocial do paciente.


Prioridades de Atendimento:

Lei Federal nº10.048/2000 e Lei Municipal nº 5.433/1994:
- idosos;
- gestantes;
- lactantes;
- pessoas com crianças de colo;
- portadores de necessidades especiais;
- pessoas portadoras do transtorno do espectro autista e acompanhantes.


CODIUB
Facilita Tudo
Categorias:
Portais
Utilidades
CODIUB © COPYRIGHT 2018. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CODIUB